sábado, 22 de janeiro de 2011

A volta do plâncton pródigo

O mexilhão zebra (Dreissena polympha) é um molusco de água doce nativo dos lagos do sudeste da Rússia. Sua reprodução é extremamente rápida, e apenas uma fêmea pode deixar milhares de descendentes em pouco tempo, competindo com outras espécies. Transportado por água de lastro a outras regiôes, hoje este organismo figura na lista da IUCN das 100 mais perigosas espécies exóticas invasoras.

Imagem: Wikipedia

Então quando estes bivalves são notícia, isso geralmente quer dizer que um novo corpo d'água foi invadido. Mas não dessa vez.

Estudos conduzidos no rio Hudson, NY, indicam que as populações de zooplâncton originais (predadas pelo mexilhão invasor ou sofredoras de competição com o mesmo) estão retornando, fato acompanhado pelo declínio do número de exemplares de Dreissena. As observações foram relatadas pelo ecólogo David Strayer e por seus colegas do Cary Institute of Ecosystem Studies, também em NY.

Essa inversão de papéis entre invasor e invadidos teve início em 2001, mas foi em 2007 que os pesquisadores relataram um retorno sólido das espécies locais. Desde que os mexilhões zebra invadiram o Hudson, sua taxa de sobrevivência anual caiu em 99%. É possível que siris-azuis sejam responsáveis pelo declínio populacional, ou que algum patógeno ou parasita não identificado esteja atacando estes moluscos.

Fontes: ScienceNOW, ISSG e Wikipedia

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aves e peixes aparecem mortos aos montes em todo o mundo

Da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro de 2010 aconteceu algo que deixou a todos confusos. Milhares de aves, no Arkansas, começam a aparecer mortas sem causa aparente. Mais de 5000 aves foram recolhidas e levadas para análises para tentar descobrir se o acontecido teve alguém como responsável direto. O mais intrigante é que as aves são de uma única espécie, tordos-sargentos, e não são encontradas outras.

Dias depois,
a apenas 125 milhas de distância em Beebe, dezenas de milhares de peixes mortos, 80.000 a 100.000, apareceram rio Arkansas.

Esse fenômeno é mundial, aconteceu em países como: Brasil, Suécia, Grã-Bretanha, Japão, Tailândia e outros. Quem crê em teoria da conspiração, apocalípticos e extremistas religiosos, acreditam que é o fim do mundo.

As causas e os efeitos disso ainda estão sendo estudados, alguns creem que foram causas de mortes naturais, mas nessa quantidade é meio estranho não?!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Área ambiental expande mercado de trabalho para os biólogos

Para trabalhar com meio ambiente é necessário dominar leis e ser proativo.

Se há pouco tempo, o mercado de trabalho ficava restrito às áreas da saúde ou ensino, hoje a realidade dos biólogos é outra. Quem gosta de plantas e animais, domina a legislação e possui perfil empreendedor tem boas chances de conquistar uma vaga na área ambiental, que ampliou as oportunidades aos biólogos e criou um nicho que absorve também os recém-formados.

Institutos de pesquisa na iniciativa pública ou privada, museus zoológicos e reservas naturais são locais que empregam os profissionais que estudam a vida e se enveredam para o meio ambiente. Também há opção de trabalhar como autônomo prestando consultoria a empreendimentos que têm de construir sem desrespeitar a natureza.

---------------------------------------------------------------

O RESTO DA REPORTAGEM VOCÊS PODEM OLHAR EM: g1.globo.com