sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Curiosidades sobre idade de crescimento



                                                                                                      
Salve, Salve Planeta Mar.

A postagem de hoje é sobre idade de crescimento em peixes.

Vocês sabem como podemos saber a idade de uma peixe, seja ele cartilaginoso ou ósseo?

NÃO?!
Aqui vai uns toques e curiosidades pra algumas pessoas.

Pra se estimar a idade de peixes pode ser feita de várias através de várias estruturas: Escamas, otólito (ossinho que fica na cabeça do peixe ósseo), vértebras (cartilaginosos)... Há várias formas. Irei citar duas que acho muito legal e MUITO difícil de serem enxergadas.

Através de vértebras de tubarões e arraias, e pelos otólitos de peixinhos ósseos como pescada, merluza, bacalhau e todos esses maravilhosos e lindinhos que comemos e fazem parte, muitas vezes, de nossos áquarios, podemos saber se ele está em estágio juvenil, adulto... Como se faz isso e qual a importância ? Fácil, depois de você ler MIL VEZES essas estruturas os anéis que tem nessas estruturas ficam, finalmente, visíveis. Sem falar em anéis duplos, falsos anéis... Mas não é só pegar o peixe e tirar não. Necessita de todo cuidado, pois eles são frágeis. Além disso, precisam de tratamento para melhor visualização, como colocar eles submersos em álcool, formol, hipoclorito... Existem uma gama de substâncias para serem testadas e que sejam boas para visualizar essas estruturas. E acham que é a olho nu? Não é não, precisa-se de microscópios e alguns programas. É galerinha, da trabalho, mas pensem no final no quanto da pra ajudar a natureza com esses estudos.



                                                                                                                Vértebra
                                                                                                                                         
Otólito


A importância de saber a idade?

Simples, sabendo a idade podemos criar uma política de conservação. Sabendo quando eles estão em estágio de desova, podemos tentar conversar com órgãos responsáveis pra criar leis que proíbam a pesca nesse período, assim, os peixes podem crescer e se reproduzir e assim até, sustentar famílias que necessitam da pesca pra sobreviver, mas sem que as espécies entrem em extinção.


Querem saber mais sobre otólitos e vértebras?? Olhem nos sites do Periodicos Capes e Webofknowledge e procurem artigos e periódicos que falem sobre o assunto.

=D