"O único fragmento sólido de verdade científica sobre o qual me sinto totalmente seguro é que somos profundamente ignorantes a respeito da natureza." Lewis Thomas, no livro "A Medusa e o Caracol"
domingo, 21 de agosto de 2011
Desmatamento da Amazônia cai em julho
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou nesta quarta-feira, 17, análise de áreas desmatadas na Amazônia no mês de julho. Estudos apontam para o desmate de 225 km² da floresta, o equivalente a 27 mil estádios de futebol. No mês passado, o desmatamento foi de 312 km². Os três estados mais desmatados foram Pará (93,74 km²), Rondônia (52,42 km²) e Mato Grosso (51,43%). Os números foram computados pelo sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), que mapeia tanto áreas de corte raso quanto em processo de desmatamento
por degradação florestal.
Além disso, apesar da diminuição em relação aos índices de desmatamento do mês passado, Dalton Valeriano, coordenador do Programa Amazônico do Inpe, afirma que o sistema deve ser aprimorado. “No Pará e no Acre há muito efeito de sombra e iluminação. Além disso, os dematamentos em alguns lugares daquelas regiões são de pequeno porte”, diz. A estimativa da perda da floresta computada pelo PRODES para o período de agosto de 2010 a julho de 2011, será divulgada pelo Inpe no final do ano.
Fonte: www.oecoamazonia.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário