"O único fragmento sólido de verdade científica sobre o qual me sinto totalmente seguro é que somos profundamente ignorantes a respeito da natureza." Lewis Thomas, no livro "A Medusa e o Caracol"
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
O peixe da cabeça transparente
Pois é pessoal, esse peixe vive na zona abissal e possui a cabeça completamente transparente podendo-se ver órgãos como o cérebro, os nervos e muitas outras coisas. Acredita-se que o que preenche a cabeça permitindo isso é um líquido que possue densidade similar a da água e por viver em profundide extrema a pressão da água é gigantesca, assim evoluindo para esta conformação incomum. Ele foi nomeado como, Macropinna Microstoma.
A função de sua cabeça ser assim é que seus órgãos fotorreceptores se maximizem permitindo a captação daquele imperceptível raio de luz que possivelmente possa vir a chegar a 600 m onde vive.
O animal se mantém praticamente parado, de modo que o órgão capture toda a luz possível imaginável que eventualmente ocorra. Isso permite que o peixe consiga estabelecer uma espécie de rota luminosa até o seu alimento, pequenas águas vivas bioluminescentes e outros animais que emitem luz, como peixes e pequenos moluscos.
Fonte: Mundogump
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário