terça-feira, 13 de julho de 2010

Tempestade na Floresta

Duas tempestades gigantes arrebataram o hemisfério ocidental em 2005. Todos já ouviram falar do furacão Katrina, que atingiu a costa do Golfo em agosto daquele ano. Mas alguns meses antes, em janeiro, uma série de tempestades passou pela bacia amazônica, aqui no Brasil. Esse evento, pesquisadores da Tulane University (New Orleans, EUA) relatam, pode ter derrubado centenas de milhões de árvores, e ainda há evidência de que tamanho acontecimento não seja assim tão raro.

Utilizando imagens de satélite de cerca de 34 mil quilômetros quadrados da região em 2004 e comparando os dados com imagens pós-tempestade, os pesquisadores descobriram que o vento havia ''cortado" uma imensa faixa da floresta, que a atravessava na direção nordeste.

A equipe relata que a tempestade derrubou cerca de 500 milhões de árvores em toda a bacia amazônica. Somente na região de Manaus, o evento foi responsável por 30% da desflorestação de 2005. Algumas pesquisas sugeriram que a seca fosse a causa primária da morte das árvores na Amazônia no mesmo ano, mas como grande parte de Manaus não havia sido afetada por esse fator na época, concluiu-se que o vento certamente foi o grande responsável.

"Essas grandes ventanias mostram ser importantes para nosso entendimento do funcionamento da Amazônia, em termos de estocagem de carbono, biodiversidade, e outros fatores", diz o ecologista Gregory Asner da Carnegie Institution for Science, em Stanford, Califórnia. Se as tempestades se tornarem mais intensas e frequentes, Asner continua, "Podemos esperar grandes mudanças na estrutura e composição dos ecossistemas no caminho delas."

Árvores derrubadas pelo vento (Imagem: Jeffrey Chambers/Tulane University)

Fonte: ScienceNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário