quarta-feira, 17 de julho de 2013

Novas bactérias encontradas no fundo oceânico

Mar, Mar, Mar, meu lindo e doce... Oops! Salgado Oceano. =)

Pois é, a 3500m de profundidade (muito frio e muito escuro), foram encontradas algumas bactérias.

Estamos a descobrir que desconhecemos a maior parte dos organismos, pois não aparece nada parecido nas bases de dados de que dispomos”, afirma Josep Maria Gasol, investigador do CSIC que lidera a área de micro-organismos do projecto.

Uma das maiores surpresas foi encontrar bactérias capazes de degradar compostos muito tóxicos que se iam acumulando no fundo marinho resultantes da actividade humana, como o metil mercúrio. Outras bactérias “utilizam os produtos da degradação destes compostos tóxicos como fonte de carbono e energia”, explica Gasol.

A detecção destas “fábricas de reciclagem” no fundo do oceano permite aos cientistas identificar as regiões com maior acumulação de substâncias tóxicas e utilizar estas bactérias como sensores biológicos do estado dos ambientes onde habitam.

Outros dos organismos recolhidos na expedição abrem portas a aplicações biotecnológicas no campo da medicina. Os cientistas querem sintetizar uma nova geração de antibióticos perante o previsto esgotamento dos actuais já durante a próxima década.

Fonte: Ciência Hoje. (reportagem completa lá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário