domingo, 18 de outubro de 2009

Metano vindo das profundezas

Uma expedição científica liderada pelos pesquisadores Graham Westbrook, da University of Birmingham, e Tim Minshull, do National Oceanography Centre, em Southampton (ambos no Reino Unido), descobriu mais de 250 colunas de gás metano sendo borbulhadas a partir do fundo do mar, a oeste do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega. Acredita-se que o gás esteja vindo de reservas de hidrato de metano aprisionado abaixo do solo oceânico.

Ainda é desconhecido se tal fenômeno ocorre naturalmente, mas o crescente aumento da temperatura oceânica pode estar relacionado com a aceleração do processo, haja vista que os hidratos são estáveis somente em baixas temperaturas. Mesmo que o gás se dissolva antes de chegar à superfície, uma maior concentração de metano no mar aumenta significativamente a acidez da água, já que parte do mesmo é convertida em CO2.

O mais preocupante é que todo o arquipélago pode ser responsável pela emissão de cerca de 20 megatoneladas de metano ao ano, e tamanha quantidade de gás poderia ser aproveitada como combustível, já que polui menos que a gasolina. O grande desafio seria a captação desse hidrocarboneto sem que o mesmo escapasse para a atmosfera.

Imagem de sonar mostrando as colunas se desprendendo do solo (Imagem: National Oceanography Centre)

Fonte: Revista New Scientist - http://www.newscientist.com/

2 comentários:

  1. Logo... o planeta está se auto-destruindo? Oo

    ResponderExcluir
  2. hum...acho q ta mais pra uma forma de desesa da própria natureza mesmo q sendo desse jeito..pior estamos fazendo com ele...

    ResponderExcluir