sábado, 15 de maio de 2010

Perda

O incêndio que atingiu na manhã deste sábado (15) o laboratório de répteis do Instituto Butantan, na zona oeste de São Paulo, destruiu o acervo de animais mortos usados para pesquisa e estudo. Entre as espécies encontravam-se cobras, aranhas e escorpiões. Segundo a assessoria de imprensa, não havia nenhum animal vivo no prédio que foi mais atingido. Algumas espécies que foram destruídas estavam mantidas em formol há aproximadamente 100 anos.

De acordo com Francisco Luis Franco, curador da coleção do Butantan e responsável pelo laboratório atingido, haviam aproximadamente 85 mil exemplares de animais para estudo no local.

O prédio conjugado ao laboratório de répteis comporta as espécies vivas, que foram retiradas durante o incêndio e não sofreram nenhum dano.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o fogo, que se iniciou por volta das 7h35 da manhã, foi controlado cerca de uma hora e meia depois. Não há registro de vítimas. Dez carros de bombeiros e 50 homens foram designados para o combate às chamas no Butantan. Uma perícia será feita no local e a previsão é de que o resultado seja divulgado em 30 dias.

O instituto vai ficar fechado para visitações até a próxima segunda-feira (17) em decorrência do incêndio e afirmou ainda que o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, esteve pela manhã no local, e solicitou ao diretor da instituição, Otávio Mercadante, que a mesma elabore imediatamente um projeto para a recuperação do prédio.

Fonte: UOL Notícias, com informações da Folha Online

Um comentário:

  1. Sabe, eu estudo na USP e sempre que acontece algo de diferente (em qualquer das escolas ou faculdades da Universidade) recebo e-mails de indignação, apoio, protestos etc.
    Mas no caso desse acidente ninguém se manifestou e houve pouca divulgação na imprensa.
    Achei que a reação da maioria das pessoas e instituições foi de descaso mesmo, frente a uma tragédia que aconteceu em um instituto importante desses, que é referência no mundo e tal...
    :(

    ResponderExcluir