domingo, 2 de maio de 2010

Sob nova óptica

De que espécie será essa aqui? (Imagem: http://random-stuff.popsugar.com)

Amostras de tecido de 139 orcas do norte do Pacífico, norte do Atlântico e da Antártica indicam que existem ao menos três espécies diferentes do animal, duas na Antártica e uma no Alasca, de acordo com a publicação de pesquisadores na revista "Genome Research".

Estudiosos haviam suspeitado que esse poderia ser o caso. Os mamíferos, a despeito da coloração preta e branca ou cinza e branca, têm diferenças sutis em suas manchas e também nos hábitos alimentares.

Como um grupo, as orcas não são consideradas uma espécie ameaçada, mas algumas populações correm risco de ser extintas. A designação de novas espécies pode contribuir para a proteção dos animais ameaçados.

Uma das duas espécies antárticas se alimenta de focas, enquanto a segunda come apenas peixes, segundo Philip Morin, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) dos EUA, que liderou a pesquisa. Ambas apresentam coloração mais acinzentada em relação à espécie característica da costa do Alasca, que pode se alimentar de mamíferos marinhos grandes, incluindo golfinhos*.

Outros tipos de orca também podem ser espécies distintas ou subespécies, mas ainda falta a realização de uma análise adicional para certificar o fato, disseram os estudiosos.

A NOAA ainda designou uma população de orcas que vive no Pacífico, ao largo da costa do estado de Washington, como ameaçada de extinção.


*A própria orca é um golfinho! Esse erro fica de lado na reportagem para não confundir os leitores mais desavisados...

Nenhum comentário:

Postar um comentário