domingo, 3 de outubro de 2010

Ligre: Uma cruza bizarra entre leão e tigre


Hercules, um gato de tamanho gigante é um Ligre, que é o cruzamento entre um leão e uma tigresa que vive no zoológico de Miami, EUA.



Marcadores genéticos que não se expressam em seus pais acabam resultando em um felino colossal que produz hormônio de crescimento e nunca para de crescer durante toda a sua vida. Eles também são estéreis. Aparente eles não possuem um gene inibidor do crescimento.

Mas a história é diferente com as fêmeas de ligre: apesar delas também ficarem imensas com cerca de 320kg e 3m de comprimento, ela são férteis.

O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana. Mas quando estes animais se encontram em zoológicos eles podem cruzar e tem compatibilidade genética suficiente para gerar o bizarro ligre.

Apesar de ser extremamente poderoso é bem possível que o ligre não conseguisse sobreviver na natureza justamente por causa de suas proporções colossais. Ele não consegue correr tão rápido ou mesmo ter a mesma resistência que um leão.

Hercules não é o único Ligre do mundo, e não é só isso, tigres machos têm feito cobertura em leoas, produzindo outra criatura estranha, conhecida como Tigon (em ingles).

Os Tigons são muito diferentes os Ligres pois são anões perto destes gigantes. Um Tigon já completamente desenvolvido pode chegar “apenas” a um pouco mais de 150Kg.

Um comentário:

  1. Essa suruba aí no zoo... quem nem pensar se fosse comum ter humanos em zoos!!! kkkkkkkkkkkkk
    Embora existe no Reino Unido um zoo que tem lá a parte de humanos.

    ResponderExcluir