terça-feira, 2 de março de 2010

Cores de plantas em outros planetas


Se existissem plantas em outros planetas, quais seriam as cores predominantes das folhas?! Essa pergunta ganha sentido quando se investiga a existência de outros planetas fora do sistema solar.

Vários (mais de 200) planetas já foram descobertos, mas ainda não existem informações
precisas de como são e o que existe neles. Para refinar a investigação e tentar saber se existe algum tipo de vida nestes planetas é necessário ter uma ideia de como seriam possíveis plantas que poderiam existir na superfície. Isto porque as plantas poderiam modificar o espectro da luz refletida pelo planeta.

A pesquisa foi conduzida pelo biometeorologista Nancy Kiang, que trabalha no Instituto Goddard para estudos espaciais, da Nasa. Kim explica que as cores dominantes podem ser amarelo, ou laranja, ou ainda o vermelho.

Na Terra, as plantas absorvem a luz azul porque é bastante energética, e a luz vermelha por ter fótons em abundância nesta faixa. A faixa do espectro refletida (e não utilizada) é a verde, por isso vemos as folhas nesta cor.

Para investigar qual a probabilidade de ter outras cores de plantas, os pesquisadores precisaram levar em conta diversos fatores, como o tamanho e espectro emitido por diversas estrelas, também sobre diferentes possibilidades de atmosfera em outros planetas, levando em conta a possível presença de ozônio, dióxido de carbono e vapor d’água.

Fonte: www.gluon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário