domingo, 18 de abril de 2010

O domínio oculto dos micróbios

Cientistas de censo passaram a última década monitorando leões-marinhos, tubarões e outros grandes habitantes marinhos. Agora, o foco passa às menores criaturas do oceano - micróbios. E os números são surpreendentes.

Hoje, o Censo da Vida Marinha, uma rede de pesquisadores de mais de 80 países formada dez anos atrás para documentar a diversidade dos oceanos, anunciou que micróbios marinhos representam até 90% de toda biomassa oceânica, pesando, em conjunto, o equivalente a 240 bilhões de elefantes africanos. Seis anos atrás, estudos em biologia molecular já tinham indicado que a diversidade microbiótica marinha era maior do que se pensava, mas "fomos surpreendidos pelos dados", relembra Mitch Sogin, biólogo molecular do Marine Biological Laboratory em Woods Hole, Massachusetts, que co-dirigiu uma das pesquisas.

Estudos foram realizados com amostras de organismos de lama oceânica, coluna d'água e fontes hidrotermais. Para a catalogação dos indivíduos, foram utilizadas técnicas avançadas de sequenciamento de DNA, com enfoque nos genes ribossomais.

Fonte: ScienceNOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário