segunda-feira, 5 de abril de 2010

Nova espécie

Uma nova espécie animal foi descoberta no Canal de Mira da Ria de Aveiro por investigadores da universidade daquela cidade. Trata-se de um verme marinho baptizado de “Diopatra micrura” que, embora se assemelhe a outras duas espécies já registadas no mesmo local, apresenta-se como uma novidade para a ciência.

Após a análise do material biológico recolhido em várias campanhas de investigação, Ana Maria Rodrigues, Victor Quintino e Adília Pires constataram que a “Diopatra micrura” também habita a região costeira ao largo de Aveiro, da Nazaré, de Cascais e de Vila Real de Santo António.

A descoberta aconteceu à margem de um trabalho de investigação sobre a "Diopatra neapolitana", uma espécie abundante na ria e utilizada para fins comerciais. Neste contexto os investigadores detectaram esta nova espécie muito semelhante, embora com dimensões inferiores e com umas barras azuis nos filamentos que funcionam como órgãos sensoriais, detalhe que lhes “chamou a atenção”, confidenciou ao Ciência Hoje Ana Maria Rodrigues, do Departamento de Biologia da UA.

“A ‘Diopatra micrura’ é muito semelhante ao casulo ‘Diopatra neapotitana’. Fazem tudo e vivem exactamente da mesma forma. É, porém, mais pequena pois o indivíduo maior que encontramos mede oito centímetros. Vive num tubo que em termos de materiais de construção é também semelhante ao da 'Diopatra neapolitana' ", explicou a investigadora.





Nenhum comentário:

Postar um comentário