terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Algumas verdades sobre o degelo


Derretimento dos icebergs causa aumento do nível do mar?


Vemos em várias revistas essa afirmação, mas a ciência confirma?


Este fragmento foi tirado do site:


http://pedroseverinoonline.blogspot.com/2008/01/aquecimento-global-o-real-e-o_06.html


Agora, Hipoteticamente falando, segundo alguns estudiosos da ciência oceanográfica, conjeturam, mesmo que todas as calotas polares e os icebergs existentes nos círculos polares, ártico e antártico, se descongelassem, os níveis dos mares e oceanos, subirão até 6m(seis) metros.Isto naturalmente, seria impossível, até porque para de fato, isto acontecesse um dia, seria preciso que a temperatura do Meio Ambiente Global subisse até 40(quarenta) graus Celsius, que seria o Apocalipse da Humanidade e de toda biodiversidade, principalmente dentro dos trópicos.Outro pensamento equivocado se refere aos degelos das calotas polares e os icebergs, é que os estudiosos (oceanógrafos), não estão levando em consideração o princípio físico/químico, intrínseco, entre a massa liquida (água) e a massa sólida (gelo), existente no Principio da Hidrostática da Mecânica dos Fluidos. A água em estado sólido é menos densa que a água liquida (água sólida tem densidade de 0.91g/cm³ e a água liquida tem densidade de 1g/cm³). Por isso o gelo flutua na água liquida. Esse fenômeno acontece nos lugares muito frio, como no círculo polar artigo e antártico, pois a água dos mares e dos oceanos, localizada nestas mencionadas regiões, à medida que se congelou e/ou se congela, sobe à superfície, formando os icebergs e as calotas polares. Agora, segundo ao princípio Hidrostático, qualquer massa congelada (o gelo), submersa e/ou em emersão numa massa liquida (a água), quando existe um descongelamento , quer seja parcial ou total, a tendência normal, é manter o mesmo nível da massa liquida anterior. Entretanto, como visto, esse fenômeno, é explicável pela seguinte razão, quando uma certa massa liquida (água doce no caso), por ter uma densidade de 1g/cm³, e que uma certa parte venha se congelar e que, logicamente, virando gelo, que tem a densidade de 0,91g/cm³. Obviamente, o gelo por ter uma densidade menor, emergirá devido ao empuxo que a água exerce de baixo para cima no gelo. No caso das águas polares, formando seus calotas e icebergs.Agora, por ocasião de um degelo, a água voltando ao seu estado natural, ou seja, liquido, o empuxo deixará de existir, devido à água, ter sua densidade maior do que a do gelo, o empuxo, funcionava como o agente equilibrador hidrostático. É que este tão referido empuxo, não é nada mais ou nada menos, do que a força, ou melhor, a ação que a água exerce de baixo para cima, sob o gelo. Entretanto, este fenômeno hidrostático, não passa de uma simples troca de calor, densidade e conseqüentemente pressão, entre a água e o gelo. Em síntese, isto quer dizer que, ou no congelamento, ou no degelo, o nível da água permanece o mesmo, devido à força de ação e a de reação, entre a água e o gelo, quer seja no congelamento ou no degelo...Então, partindo deste citado Principio Hidrostático, é mais do que obvio, que com os degelos das calotas polares e de todos os icebergs do Pólo Norte e do Pólo Sul, repito, nunca os níveis dos mares e dos oceanos subirão...



Vamos fazer uma simples experiencia em casa:


-Um copo milimetrado (pode ser do liquidificador)

-água e gelos


Enchemos o copo com água e anotamos quanto mede. Posteriormente colocamos o gelo - anotando também o nível de água + gelo. Aguardamos o gelo derreter e podemos notar que o volume de água é o mesmo.


Alguns cuidados:

Para anotar o nível tem que aguardar a água parar de se movimentar e olhar na linha horizontal do número marcado.


A mídia mente, mas existe algo verídico: devemos cuidar de nosso planeta!

Só porque descobrimos essa mentira não significa que vamos voltar a sujar nossa terra!

2 comentários:

  1. "...é mais do que obvio, que com os degelos das calotas polares e de todos os icebergs do Pólo Norte e do Pólo Sul, repito, nunca os níveis dos mares e dos oceanos subirão..." - De fato, o derretimento de icebergs não influencia o nível dos oceanos, pela simples existência de empuxo.

    Mas o degelo nas calotas polares (que são grandes porções de terra coberta por gelo) altera, e muito, o volume total de água líquida nos mares.

    Experimente colocar, nesse seu copo com água, uma porção de gelo não-flutuante (em um palito, acima do nível da água, por exemplo) e verá uma significativa alteração no volume.

    ResponderExcluir