segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Golfinhos no Japão

Já faz algum tempo que a Tay(ana Sancolie) me falou a respeito da matança de golfinhos no Japão. Fui atrás para ver do que se tratava... Eis o resultado:

No período que vai de setembro a março, pescadores da cidade de Taiji, localizada ao sul da ilha de Honshu, dão início à temporada de caça aos golfinhos. Aparentemente, esse "festival de sangue" ocorre todos os anos devido à forte tradição japonesa em consumo de produtos marinhos, já que os primeiros habitantes do arquipélago já dependiam do mar para sobreviver. O mais chocante é a violência desnecessária, o uso de facões e arpões em criaturas tão dóceis.

Água tingida de vermelho pelo sangue dos golfinhos


Detalhe da embarcação: pescadores utilizam arpões para puxar os animais para dentro do barco

Além de golfinhos, o Japão já é notório pelo abate de baleias minke para "fins científicos". A verdade é que esses cetáceos abastecem o sempre crescente mercado nipônico de carnes nobres. Em março desse ano, o canal por assinatura Animal Planet exibiu uma série de documentários mostrando os esforços da ONG Sea Shepherds, liderada pelo ramo mais "radical" de ativistas, para impedir o massacre causado por baleeiros japoneses. Ainda assim, são tímidos os esforços governamentais para acabar com esse triste hábito, principalmente por razões de diplomacia e soberania sobre águas internacionais.

A boa notícia é que os esforços civis contra a matança de golfinhos têm se tornado cada vez mais frequentes. No dia 21 de outubro ocorreu, no Festival Internacional de Cinema de Tóquio, a estreia do documentário The Cove ("A Enseada", referência à enseada de Taiji), do diretor americano Louis Psihoyos. O filme-documentário dividiu opiniões do público local, que agora começa a manifestar indignação perante tamanha crueldade.

Cena de The Cove (Imagem: Oceanic Preservation Society)

Fontes: Folha Online; Veja on-line; Terra

2 comentários:

  1. Tefão diz: Posta qualquer coisa, mesmo que seja 'você deve ser bonito'.-Postado.
    -------------------------------------------
    Bem, tradição infelizmente é algo difícil de ser tirado da sociedade. Ainda mais uma tão fechada quanto a japonesa.

    ResponderExcluir
  2. Então é tempo de começar o lento processo de mudança. Se o Japão já é um país tão desenvolvido, algumas tradições desnecessárias como essa podem ser modificadas. Não é a idade de um hábito que o torna correto...

    ResponderExcluir