sábado, 28 de novembro de 2009

Boas memórias...

Desde que me entendo por gente (perdoem o clichê), sou fascinado por animais. E, se me lembro bem, minha queda por organismos marinhos teve início graças a uma certa foto, impressa em um livro agora perdido nos confins de minha casa. Infelizmente, não consegui encontrar a tal imagem, mas posso lhes garantir que era algo desse tipo:

O ser que tanto me impressionou (e ainda impressiona) era um celacanto. Considerado extinto, o animal "voltou à vida" quando um exemplar foi pescado na costa da África do Sul, em 1938. O celacanto é, hoje, o único representante da ordem Coelacanthiforme.

A razão para esta postagem é que, no dia 6 de outubro, um grupo de pesquisadores marinhos do Japão informou ter conseguido filmar, pela primeira vez, um celacanto jovem: o peixe foi encontrado a uma profundidade de 200 metros, próximo da ilha de Sulawesi, Indonésia. A descoberta pode esclarecer algumas dúvidas a respeito do habitat e dos hábitos reprodutivos do esquivo animal.

Jovem celacanto encontrado pelos pesquisadores

Em um mundo ainda pouco compreendido, só desejo que as crianças de hoje possam descobrir os mistérios nunca solucionados!!

Fontes: RedOrbit; Aquamarine Fukushima (imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário