quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Cores dinossáureas

Cientistas identificaram pela primeira vez a cor de um dinossauro. O Sinosauropteryx possuía cerdas simples, percussoras das penas, em um tom alaranjado com listras brancas na cauda.

Reconstrução de como seria o Sinosauropteryx (Imagem: AP Photo/University of Bristol/Jim Robins)

A pesquisa da Universidade de Bristol, na Inglaterra, ajuda ainda a descobrir a função original das penas. “Se elas foram usados para voar, para isolamento térmico ou para serem vistosas. Sabemos agora que as penas vieram antes das asas, assim as penas não são originalmente para voar”, diz Mike Benton, professor de Paleontologia da Universidade.

Segundo ele, isto mostra que as penas surgiram inicialmente como agentes para mostrar cores. As funções de termoregulação e facilitadora para o voo só viriam depois.

Os pesquisadores identificaram dois tipos de melanossomas, organelas presentes nos pelos e penas dando sua coloração. Como é uma parte da estrutura da proteína dura da pena, a melanossoma sobrevive com a pena, mesmo por centenas de milhões de anos.

Estas descobertas confirmam que as aves evoluíram de uma longa linhagem de dinossauros carnívoros. Elas também demonstram que a evolução foi passo a passo durante 50 milhões de anos, durante os períodos Jurássico e Cretáceo.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário