sábado, 16 de janeiro de 2010

Descoberta da primeira aranha vegetariana


Essa aranha foi descoberta por estudiosos americanos. Ela rouba alimentos de formigas localizadas em árvores.

A Bagheera kiplingi é a única dentre as 4.000 espécies conhecidas que sobrevive baseada numa alimentação herbívora. Ela é do tamanho de um polegar e foi descoberta em 1896.Recentemente foi revelado que sua alimentação é 90% composta de folhas, apesar de ocasionalmente complementada com alguma pequena larva de formiga.

O animal vive principalmente em árvores de acácia no México e na Costa Rica, além de apresentar uma forma diferente de obter alimento. As aranhas comuns fazem teias para capturar a presa ou alimento, enquanto que a vegetariana rouba pequenos pedaços de plantas de formigas.

Segundo Curry, há várias razões para o motivo porque esta aranha se terá afastado das refeições carnívoras: "A competição nos trópicos é feroz logo há vantagens em fazer o que mais ninguém está a fazer. Elas são aranhas-saltadoras logo não constroem teias para apanhar alimento, têm que perseguir as presas.

As acácias também produzem folhas todo o ano, mesmo na estação seca, o que as torna atraentes como fonte de alimento. Curry acrescenta: "Como as acácias são protegidas pelas formigas, não têm nenhuma das defesas químicas que a maioria das outras plantas tem."

Oswald Schmitz, um especialista da aranha na Universidade de Yale, disse à revista americana The Scientist que essa dieta vegetariana é positiva para esses animais.

- É muito complicado para as aranhas por que o sucesso durante a captura de outros animais como alimentos é bastante baixo.

Meehan conta que uma dieta vegetariana pode também incentivar as aranhas a ter uma cooperação territorial porque famílias inteiras partilham os ninhos onde estão as folhas e os machos defendem esses locais de ataques de formigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário