terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Decepção ambiental, política e turística

Essa notícia é do começo do ano:

Uma limiar de outubro de 2009, que autorizava três edifícios da orla marítima de Maceió - Varandas do Mar, Granada e Mansão Lazar Segal - a continuar lançando esgoto no mar foi cassada no último dia 6. A nova decisão possibilitará, segundo a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, intensificar a fiscalização na área, sobretudo nesta época do ano, quando a quantidade de turistas na capital é maior.

Admito não entender muito de leis, processos, ou qualquer coisa relacionada à área. Mas gostaria de entender o porquê de alguém (juiz) assinar uma limiar autorizando despejo de esgoto não-tratado no mar, indo contra as normas ambientais. Estou aberto a justificativas.

Outra coisa: os edifícios citados acima estão localizados na parte mais "bem-cuidada" da cidade. Assim, tenho quase certeza que a seus construtores, administradores e moradores não faltam fundos que poderiam pagar pelo tratamento privado desse esgoto, já que o poder público falha lamentavelmente em oferecer o serviço. No final das contas, essas pessoas pagam por um imóvel hipervalorizado pra quê?

Situação das praias em Maceió

Fonte: Alagoas 24 Horas (matéria em azul); gazetaweb.com (vídeo)

Um comentário:

  1. realmente... como pôde o juiz assinar essa autorização!? mas o que importa, penso eu, é que agora ela tenha sido revogada! e aí é que está a mudança! a gente tem mais é que ficar feliz com o fato de que se está comçeando a pensar diferente e que pessoas como esse juiz estão prestes a entrar em extinção. muito legal a proposta do blog de vocês... pode ter certeza que estarei sempre por aqui! já favoritei =*

    ResponderExcluir