sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A origem (de algumas) das espécies (marinhas)

Os recifes de coral foram responsáveis pela geração de mais formas de vida animal do que todos os outros habitats marinhos juntos, conclusão de uma análise de mais de 6000 fósseis de invertebrados marinhos bentônicos (organismos associados ao solo marinho). O estudo foi feito pelo Leibniz Institute for Research on Evolution and Biodiversity, na Universidade de Humboldt, em Berlim.

Recifes são conhecidos por abrigar grande variedade de organismos, mas desde os anos 70 havia dúvida se esses forneciam as condições ideais para o surgimento de novas espécie ou simplesmente as atraíam de outros locais. Até agora, a segunda hipótese era a que prevalecia.

"Nossa nova descoberta sugere que o oposto é que é verdadeiro", diz Wolfgang Kiessling, pesquisador do instituto.

"Quando perdemos nossos corais, perdemos não apenas a fonte de vida mais bela do oceano, mas também a chance de recuperar as espécies que estão fadadas a desaparecer na futura crise de biodiversidade."

O time de Kiessling procurou pelos primeiros registros fossilizados de 6615 tipos de animais, incluindo ostras, lesmas, trilobitas, caranguejos e corais, para descobrir de onde haviam surgido. Os fósseis datavam do período Cambriano, cerca de 540 milhões de anos atrás.

Dos organismos analisados, 22% se originaram em ou próximo de corais, mas ao analisar o número de outros ambientes marinhos em relação ao de recifes, Kiessling concluiu que a verdadeira proporção deve chegar aos 60 por cento. Daqueles que evoluíram nos recifes, cerca de 65% dos animais foram então "exportados" para outros habitats.

Apesar da descoberta, ainda não é claro por que os recifes são esses geradores prolíficos de biodiversidade.

Fontes: newscientist.com; cancuncd.com (imagens)

Nenhum comentário:

Postar um comentário